A noite de ontem, exclusivamente dedicada ao Tango Argentino, foi muito boa.
Tivemos uma palestra sobre as raízes do Tango Argentino, os movimentos que se seguiram na área da música e da dança quer na Argentina, quer na Europa numa visão muito própria, relatada pelos artistas Argentinos convidados.
É notório o orgulho que os Argentinos têm em relação ao Tango e proclamam em mérito próprio o Tango na sua vertente pura, rejeitando o chamado Tango de Salão que, na sua opinião, é somente uma "mala copia".
Falaram-nos sobre o Tango desde os seus primórdios e como era considerado um estilo de cabaret, sedução, engate e "cara sucia" e como se desenvolveu para o estilo e género que conhecemos hoje em dia.
Deram-nos uma visão muito particular do ambiente vivido nas Milongas (locais de baile) e da forma muito característica e Milonguera de dançar, mostrando desaprovação em relação ao Tango Nuevo e Tango Electrónico.
De seguida tivemos a oportunidade de ouvir o artista Carlos Quilici, que apesar de fazer parte de uma banda, actuou sozinho, pois os seus colegas não puderam vir... Mas que ainda assim e só com o Bandoneón (instrumento típico de orquestras de Tango), deu espectáculo!
Dançámos ao ritmo da música ao vivo e tive oportunidade de dançar com a professora TM e o professor AN que, mais uma vez, não poupou elogios à minha postura e perfeita anatomia para dançar o Tango. Acrescento que dançar naquele ambiente típico Argentino, até porque a acompanhar o artista vieram casais amigos seus, foi algo que me provocou emoções fortes.
Adorei e foi bom, MUITO BOM!
Sinto que estou a fazer progressos (ainda que aos poucos) e tenho feito um sincero esforço por absorver todos os pequenos pormenores e detalhes que devidamente interiorizados me ajudarão a executar os passos na perfeição.
Deixo-vos agora um vídeo de Carlos Quilici e su quinteto Los Tauras, com a famosa música La Cumparsita.
2 comentários:
Tenho de dizer que é delicioso, ver a forma excitada como estás a viver esta experiência do Tango... já faz algum tempo que não te via com essa dedicação, o que só me deixa feliz!
Fico curioso de ver esses dotes...
*finalmente apareço no blog ;-)
The Bug,
Até que enfim! O meu mais prezado amigo no Mundo, não se dava ao "trabalho" de comentar. Sim, porque sei que me tens lido! ;)
Sim! É um facto! Estou muito feliz com o Tango e ainda conto arrastar-te comigo para um dos bailes que lá temos às sextas feiras e aos sábados à noite.
E quanto a mostrar-te os meus dotes no Tango, só com a condição de me mostrares os teus na salsa. Combinado?!
Vai aparecendo!
Beijos doces!
Enviar um comentário