Maldades, Maldades... Adoro Maldades!

Para apreciadores de "maldades" com nível, requinte e inteligência, que sabem saborear humor sátiro... Pautado por visões "dark side" do quotidiano.

sábado, 26 de junho de 2010

10ª Aula de Tango

MAGNÍFICO!

Será preciso dizer mais alguma coisa?!

Curiosamente, desta vez, esta adjectivação para descrever a minha 10ª aula de Tango, refere-se à aula prática com o professor AN.

From the beginning...

A aula da professora TM foi excelente como sempre. Aprendemos mais uma variante de Tango com passos de valsa, que quando aplicados ao Tango têm a designação de valza.

Segundo a professora TM a aula de ontem foi uma revisão das bases que têm de obrigatoriamente se ter para passarmos para o nível intermédio. Abolimos a contagem de alguns passos de forma a transformar os começos e as passagens de maneira mais harmoniosa e ainda revemos alguma da matéria de aulas anteriores: meios giros, media luna, ganchos, etc.

A TM estava aflita de um braço e algo incapacitada de nos poder demonstrar os passos ela mesma mas, ainda assim, deu para perceber perfeitamente.

Mais uma vez, um dos meus pares disse que sou demasiado tagarela e que o desconcentrava ao ponto de cada vez que eu abria a boca, ele enganar-se. Tentei (sem grande sucesso, confesso) cingir-me ao silêncio, mas é tarefa muito complicada para mim. Até porque quando falo é a tentar ajudá-los a fazer melhor e fazer com que eu própria perceba melhor o que eles querem que eu faça, mas depois acham que eu sou mandona! :(

Bem... Tivémos hora e meia com a professora TM e eu e outro colega fomos os únicos que seguimos para a aula prática.

Lá chegados, entrámos logo e depois dos beijinhos da praxe ao AN, ele disse-me que não se tinha esquecido e que estava prometido dançar comigo (isto porque na aula passada, tinha-me queixado de que tínhamos dançado pouco juntos). Os alunos do nível intermédio do AN não puderam ficar e acabamos por ficar só eu e o meu colega na aula. Começamos a dançar e depois da primeira música o AN convidou-me a dançar.

O AN está de volta! Muito BOM! ADOREI!

Deu-me umas dicas estupendas e mais que preciosas e ensinou-me a forma correcta de executar os ochos na perfeição. Aprendi que tenho de controlar os pesos e de juntar os calcanhares nos pivots. Explicou-me que o Tango é uma dança de atracção ao chão, mas que a aparente agressividade do Tango é só mesmo aparente. O Tango deve-se dançar de forma leve e nada rígida. Atenção! Estamos a falar do Tango Argentino. O Tango das danças de salão não tem nada a ver e esse sim é super rígido.

Ensinou-me técnicas de respiração e só quando ele me falou da respiração é que eu percebi que parava de respirar regularmente quando estava a dançar. Nunca tinha dado por isso. A respiração é importante, porque ajuda-nos a concentrar o peso no nosso eixo que está localizado no centro do nosso corpo, no tronco. Há que encher o peito de ar e expirar lentamente na execução dos passos, para dar equilíbrio e descontração aos membros, retirando o peso desnecessário e mantendo o eixo. Outra coisa importante é pensarmos nas pernas enquanto uma consequência natural do tronco e não querer mexê-las de forma forçada.

Enfim... Requer muita concentração, descontração e acima de tudo requer a interação dos pares como um só corpo. Temos de sincronizar os corpos ao nível da respiração, dos movimentos. Requer uma química muito forte.

Com o AN é, de certa forma, mais fácil alcançar essa sincronização, não só porque ele é professor e sabe perfeitamente o que fazer, como também ajuda o facto dele usar o abraço fechado do Tango. O abraço que faz com que estejamos peito com peito e é mais fácil "sentirmos" o nosso par dessa forma. É também uma forma mais íntima e invasiva de dançar, mas acreditem que é confortável quando feito como deve de ser.

O AN não me poupou elogios ao ponto de dizer que estava "apaixonado pela minha perfeita anatomia para dançar". Se havia coisa que eu JAMAIS esperava ouvir na vida, era um elogio aos meus joelhos (porque são, na minha opinião, horríveis e odeio-os) e segundo a opinião dele, são perfeitos e fazem-me manter uma postura perfeita, o que por si só é uma vantagem que tenho em relação a outras pessoas.

Disse que tenho muita perfeição na execução dos passos e a páginas tantas, estava tão maravilhado (a sério! Não é exagero meu) que eu até já me estava a sentir envergonhada. EU?! Envergonhada?! Imaginem!

Pediu-me mais uma vez para não desistir, porque eu tinha muito futuro no Tango e que ia estar de olho em mim. Passei quase uma aula inteira a dançar com ele e saí de lá até a gostar de Milonga. LOL! Não que não gostasse, mas tinha aquela opinião um pouco negativa que já vos tinha dito em anteriores posts. A questão é que depois de perceber a mecânica da coisa, é muito bom de se dançar.

Quando voltei a dançar com o meu colega, um bocadinho já lá mais para o fim da aula, ele até me disse que eu um dia ainda ia ser professora de Tango. Eu gostava. Quem sabe?!

Hoje à noite há concerto com artistas Argentinos, palestra e Milonga e advinhem quem lá vai estar caídinha?!

Pois está claro! Não posso perder o que tanta paixão desperta em mim!

Um bom fim-de-semana!

1 comentário:

DM disse...

Não podes não! e como tu própria já disseste, o tango faz-te bem à alma e faz-te feliz:)

Espero que tenha corrido bem ontem:)

Beijinhos,

DM