Maldades, Maldades... Adoro Maldades!

Para apreciadores de "maldades" com nível, requinte e inteligência, que sabem saborear humor sátiro... Pautado por visões "dark side" do quotidiano.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Acordo Ortográfico

No meu post entitulado "Verborreia", disse-vos que era contra o novo acordo ortográfico que querem implementar.

Nesse seguimento, houve um leitor (JPG) que me enviou o link de um site, onde pude tomar conhecimento de uma acção de protesto com respectivo baixo assinado.

Li a iniciativa e tendo concordado, preenchi o respectivo formulário disponível para impressão em formato pdf e enviei para a morada indicada, na esperança de que mais uma pessoa faça a diferença.

Tenho, desde então, publicitado esta iniciativa e apelado ao preenchimento do abaixo assinado, para que cada vez mais pessoas se juntem e mostrem o seu descontentamento contra este ultraje que nada mais é que, um atentado ao nosso património linguístico.

Qual não é o meu espanto, quando ontem à hora do almoço ao folhear a revista Caras e fazendo uma leitura na diagonal, verifico logo na capa a seguinte palavra escrita desta maneira: "atriz".

Quase dei um grito de horror!

Continuei a dar uma vista de olhos e deparo-me com mais estas: "ótimo" e "afeto". Desisti! Recuso-me ler algo escrito desta maneira.

Assim sendo e perante a minha revolta e indignação, deixo-vos o link do tal site e espero que vocês enquanto bons portugueses, façam a vossa parte ASSINANDO E REMETENDO o abaixo assinado, para que em Assembleia este acordo possa ser discutido tendo como base o número concreto de cidadãos portugueses que são contra o novo AO.

Site ILC contra o AO: http://ilcao.cedilha.net/.

3 comentários:

Sweet Villain disse...

Pois, é um assunto ao qual devo dedicar algum tempo. Confesso que não tenho opinião formada, até porque não sei ao certo quais as alterações que vão acontecer.

Quanto às revistas, livros, etc, reparei que já começaram a escrever com o novo acordo ortográfico.

Mas deixo algumas questões (advogado do diabo mode):

Na prática qual é o problema? Vamos (portugueses) perder a nossa identidade? Não simplifica?

Bem, é preciso ter algum cuidado com o simplificar, mas confesso que não me chateia nada tirar algumas consoantes que na verdade não estão a fazer nada, uma vez que não são lidas.

A língua evolui ao longo do tempo, ou preferias escrever "pharmácia"?
Estão mesmo a roubar-nos alguma coisa?!

Enfim, mais grave e preocupante é o facto das pessoas não saberem escrever! Ou, como tu escreveste no outro post, utilizar constantemente e em documentos oficiais (testes, etc) abreviações.

Volto a repetir que não me faz confusão que tirem consoantes que não estão lá a fazer nada, mas já me faz muita confusão a substituições de consoantes! "Axo", "k",etc etc etc.

Mr.B disse...

MM, já vi que este tema te toca de uma forma especial.

A mim esta história do acordo ortográfico, é algo que não me choca.
É um pouco como quando surgiu o euro e o escudo desapareceu. Ao início, custa um bocado mas numa questão de anos, já nem nos lembramos.

Convém ter em atenção que o acordo ortográfico, não foi mais do que uma forma que arranjaram para evitar que mais dia menos dia, fosse criado o "brasileiro", enquanto língua autónoma e o Português perca importância a nível mundial.

Na generalidade do acordo a maior parte das alterações são perfeitamente aceitáveis e não me causam incomodo nenhum, simplificando e de que maneira a vida ás gerações futuras a sua aprendizagem.

Mas se realmente é algo que te incomoda, força, vai à luta, ainda que saibas que à partida é uma luta perdida.

MM disse...

Caros Sweet Villain e Mr. B

Admitindo que algumas palavras poderão beneficiar com a nova ortografia que pretendem implementar, continuo a achar que este novo acordo nos tira o que de mais português temos em nós: a nossa cultura e a nossa enriquecedora língua que tanta fama tem granjeado no estrangeiro pelas obras literárias dos nossos autores e escritores.

E sim! Poderá ser uma luta inglória. Mas todas o são quando as causas são maiores.

Beijocas!