Maldades, Maldades... Adoro Maldades!

Para apreciadores de "maldades" com nível, requinte e inteligência, que sabem saborear humor sátiro... Pautado por visões "dark side" do quotidiano.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

"Uma No Cravo, Outra Na Ferradura"

Ontem em conversa com uma amiga minha ao final do dia, surgiu esta expressão.

E assim que foi dita, eu estagnei. De repente aquilo não se me parecia com nada. Já tinha ouvido e aplicado eu mesma essa expressão variadíssimas vezes, mas ontem por uma qualquer estranha razão, debrucei-me sobre o seu significado.

Ignorância minha (ou não) dei por mim a saber o que aquela expressão queria exactamente dizer... Não conseguia, no entanto, atribuir-lhe significado directo.

Pensava eu que a palavra "cravo" se referia à flor com o mesmo nome e daí eu não estar a conseguir associar uma coisa à outra. Mas só ignorância minha mesmo.

Afinal cravos são uns pregos que se aplicam nos buracos das ferraduras e que ficam espetados de modo oblíquo em relação à pata do animal que está a ser ferrado. E voilá! A famosa expressão popular "dar uma no cravo, outra na ferradura", ganhou novos contornos bem mais coerentes na minha cabeça.

Ter ficado a saber isso agora após 26 anos de vida, deixou-me com uma sensação de burrice tremenda (saí ferrada. LOL). E fiquei a pensar na quantidade de coisas que, muito provavelmente, diremos sem termos a perfeita noção do seu significado.

1 comentário:

DM disse...

O pior é que existem imensas expressões assim:)Mas isso não é sinal de burrice, antes pelo contrário é sinal de sabedoria popular:p

Quantas vezes as pessoas não crentes agradeçam a Deus ou dizem:Deus queira! sem sequer serem religiosas?lol