Li há uns dias um artigo na revista Activa, que falava sobre as regras de taxação de gorjeta aplicáveis numa série de países.
Li, com algum choque confesso, que existem países onde os serviços de restauração, hotelaria, etc incluem a gorjeta no preço cobrado, inflacionando-o em percentagens que diferem dos 10% (mínimo) aos 20/30/40% (máximo).
Eu acho isto um verdadeiro ultraje. A gorjeta deveria ser algo que o cliente dá por iniciativa própria, como retribuição de serviços bem prestados. Ser obrigatório... JAMAIS!
Além disso, o cliente não pode nunca pagar a um empregado por este fazer o seu trabalho. Essa responsabilidade e dever competem à entidade empregadora. Não me venham dizer que os ordenados são baixos e que essas pessoas vivem na expectativa da gorjeta para complementarem as suas remunerações...
Que responsabilidade tenho eu, enquanto cliente, nessa equação?!
Apesar de eu dar gorjetas, quando acho serem merecidas, deixem-me dizer-vos que grande parte dos serviços prestados nas mais variadas actividades, deixam muito a desejar.
Chamem-me sovina, chamem-me o que quiserem... Eu não acho esta questão NADA normal!
Sem comentários:
Enviar um comentário