Maldades, Maldades... Adoro Maldades!

Para apreciadores de "maldades" com nível, requinte e inteligência, que sabem saborear humor sátiro... Pautado por visões "dark side" do quotidiano.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Sesta

Essa bela instituição. Não o é oficialmente, mas para mim sempre será!

Durante os anos da minha meninice e juventude, passei férias com os meus tios e primos no Alentejo. A seguir ao almoço, na chamada hora do calor, lá íamos nós dormir a bela da sesta. Era um hábito seguido de forma religiosa. Adultos e crianças paravam para dormir a sesta. E nós miúdos, nem sequer constestávamos, uma vez ser impossível brincar à torreira do sol.

Este hábito ficou de tal modo enraízado em mim que ainda hoje, se me fosse possível, dormiria uma sesta a seguir ao almoço para repor energias. Hábito que mantenho nas férias e sempre que posso.

Sou daquele tipo de pessoas que mesmo que tenha feito uma directa, estou sempre vivaça e cheia de energia pela manhã, mas a seguir ao almoço... UI! Não dá! As pálbebras começam a pesar-me, a visão começa a ficar toldada, as pernas entorpecem... Deixa de haver condições para o que quer que seja e muito menos, para trabalhar.

Eu sou uma defensora acérrima da sesta! Devia ser instituída como obrigatória  em todo o Mundo.
Uma pausa de meia hora (no mínimo) era coisa capaz de resultar em maravilhas ao nível da produtividade (da minha, pelo menos).

Como vos tenho vindo a dizer ao longo dos posts que publico e onde me dou aos poucos a conhecer, sou uma pessoa que me respeito muitíssimo. O sono é mais uma das coisas que respeito em mim, no meu corpo e no meu metabolismo.

Acho que temos de aprender a conhecer os sinais que o nosso corpo nos envia e fazer por respeitá-los.
Há quem diga que dormir é uma perda de tempo útil. Para mim, não é! E nunca será! Sei exactamente quanto tempo de descanso e de sono preciso para funcionar bem e manter a energia e força necessárias para enfrentar mais um dia.

É claro que nem sempre consigo cumprir as minhas necessidades de sono de forma escrupulosa, mas acreditem que nessas alturas tenho dificuldade em lidar comigo mesma... Agora imaginem os outros!?

Li há bem pouco tempo um artigo sobre os hábitos de sono dos portugueses. Esse estudo teve a conclusão que os portugueses não respeitam horários e que pior ainda, no caso dos que têm filhos, não regram horas de deitar às crianças. É um péssimo hábito que passam aos filhos e que não os ajuda nem no seu crescimento, nem no seu desenvolvimento.

Eu tenho imenso prazer em dormir e tenho a plena consciência dos benefícios que esse estado de inactividade traz à minha cabeça, memória, estado de espírito, humor, etc.

Vezes há em que me deito com o peso do mundo às costas e que depois de uma noite bem dormida, todos os assuntos que andavam às voltas na minha cabeça sem aparente solução, deixam de ter a mesma importância.

E agora e com esta conversa toda, já dormia uma sestazinha! ;)

Sem comentários: