Maldades, Maldades... Adoro Maldades!

Para apreciadores de "maldades" com nível, requinte e inteligência, que sabem saborear humor sátiro... Pautado por visões "dark side" do quotidiano.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Crise Existêncial

Tenho um amigo meu que diz que tenho, em média, três crises existênciais por ano. Gostava de vos poder dizer que estou a entrar na primeira, (uma vez que já passámos o primeiro trimestre do ano, a coisa não soaria assim tão mal), mas na realidade, acho que ainda não saí da última crise que tive que deverá situar-se algures ainda no final do ano passado.

E após este breve prólogo, digo-vos: estou a atravessar uma crise existêncial. Digo mais, estou no seu mais pleno apogeu!
Voltei às minhas perguntas sem resposta, aos meus problemas sem solução, às minhas dúvidas sem razão, ao meu desconcerto mental sem vazão...

E eis que se impõe A pergunta. E coloco o "a" em maiúsculas, porque é uma pergunta comum a todos nós: PORQUÊ?

Porque que é que não sou feliz; porque é que não tenho sorte nenhuma; porque é que não posso ter as mesmas oportunidades que os outros; porque é que pareço estar destinada ao fracasso; porque é que a minha vida estagnou; porque que é que tem de ser assim; porque é que não consigo um relacionamento estável; porque é que ando tão decepcionada com a vida; porque é que me sinto sempre tão só... Porquê, porquê, porquê...

PORQUÊ?! (Já em tom de desespero)

E agora gostava de poder dizer-vos que encontrei a resposta milagrosa para todos os males que me assolam, mas NÃO! Não encontrei. Se alguém tiver alguma resposta válida, que se chegue à frente. Mas atenção: para discursos a constatar o óbvio, retóricas com lições de vida e moral e conversas de fazer chorar as pedras da calçada, dispenso!
Já as sei de cor e em nada ajudam.

4 comentários:

Anónimo disse...

Porque a vida é ingrata... porque a vida é para quem tem cunhas... para quem tem dinheiro.... para quem vive sem responsabilidade!!!!!

algumas pessoas vivem com esses porques diários...cheguei a conclusão que só pergunta quem realmente procura respostas... evita-as e vais vêr que a vida da-t respostas e ainda nem fizest a pergunta....

GMDT
Ass: DD

MM disse...

Não gosto de te saber com essa amargura... Fico triste. :(
Ainda de que nada nos sirva, é saudável questionar. Pelo menos, é sinal de que ainda não virámos parte do sistema quais robots sem sentimentos, desejos ou quereres.
Mas sim, compreendo o que queres dizer e a sensatez por detrás das tuas palavras.

GAMDT
MM

Sweet Villain disse...

Bem, crises existenciais fazem parte da vida, e sou da opinião que devemos sempre procurar respostas a perguntas que teimam em não sair das nossas cabeças.

Disto isto, convém saber quais as perguntas em que vale a pena investir o nosso tempo e em quais não fazem. Quando as respostas não surgem, minha cara, "sempre em frente que atrás vem gente!"

Bem, quanto à vida ser ingrata and so on...Bem, posso ser uma felizarda, mas é preciso também ser positivo! Não, não é a treta do "Segredo" e mais do género!

Ser e comportar-se como um coitadinho/coitadinha não é bom e nada atractivo. A verdade é que ninguém gosta de coitadinhos e negativistas!

Como é óbvio toda a gente tem o seu direito às suas crises existenciais, e de facto há gente que parece ter muita pouca sorte, MAS A VERDADE É QUE POR VEZES É PRECISO DAR UNS ESTALOS EM NÓS PRÓPRIOS E DIZER: "QUE DISPARATE!"

Ficam aqui a algumas dicas ao primeiro comentário:

- Quando não te se cunhas procuram-se;
- Não basta ter cunhas, é preciso trabalhar na mesma e ser profissional (salvo excepções);
- É um cliché mas bem verdade: ter dinheiro não é tudo, sobretudo sem saúde! (pior mm é não ter saúde, nem dinheiro!)
- O ser humano tem que ser responsável, quanto mais não seja pelos seus actos. Quando não o é, não é humano.

MM disse...

Sweet Villain:
Antes de mais, agradeço a tua incansável paciência por ainda te dares ao trabalho de leres os meus desabafos e disparates.
E sim, dou por mim a ter de slap myself sometimes, mas também levo a coisa na boa. É só mais uma fase. Nada de dramas! Tudo passa na vida.
E em relação à tua última dica, só digo isto: conheço uma série de animais! ;)