Maldades, Maldades... Adoro Maldades!

Para apreciadores de "maldades" com nível, requinte e inteligência, que sabem saborear humor sátiro... Pautado por visões "dark side" do quotidiano.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Canudos

No nosso país existe muito o estigma do canudo, leia-se licenciatura, mestrado, doutoramento.
Os títulos académicos surgem como uma praga a cada esquina e é vê-los a desfilar por aí: Sr. Dr., Sr. Eng., Sr. Arq., Sr. Adv., Sr. Pu** que o pariu! - É isso que tenho a dizer.

As pessoas não nasceram com títulos ou níveis académicos. Os estudos que seguiram são única e exclusivamente a sua profissão. Não é isso que faz as pessoas. Não é isso que nos forma ou dá educação. Até porque quanto maior o grau de escolaridade, menor a educação. Ainda não percebi porquê, mas parece ser uma coisa proporcional. Quando um sobe, o outro desce. É claro que há excepções, mas esses são uma minoria.

Melhor ainda é quando o título aparece como prefixo nos cartões de crédito, visas e cheques.

POR FAVOR! Mas havia necessidade?!

Eu ainda consigo conceber que no local de trabalho, sejam tratados dessa forma pelos seus subordinados, mas quando esta forma de tratamento se transpõe para a vida pessoal quotidiana... Nojo! Juro que me chega a dar vómitos.

Que interessa à senhora da caixa do supermercado se o senhor que está a pagar a conta é doutor ou engenheiro?! Têm direito a um desconto?! É isso?!

Eu trabalho num sítio cheio de doutores e engenheiros. Muitos deles não sei de que doutoramentos e engenharias tratam, mas são grandes senhores. E sabem a melhor? Tratam-se entre eles, mesmo quando no mesmo nível hierárquico, pelos títulos. E não. Não estão a brincar. Agora imaginem:

- Bom dia, Sr. Dr. como está?
- Ah, óptimo Sr. Eng.! E o Sr. Eng. como tem andado?
- Já sabe como é Sr. Dr. leva-se um dia de cada vez.

E lá seguem a sua vidinha imbecil, insuflados nos seus gigantes egos.

Um dia uma senhora estava a falar comigo, no meu local de trabalho e, às páginas tantas, trata-me por doutora. "Não sou!" - Respondi eu. - Ah! Desculpe Sr.ª Eng.ª! - "Também não!" - Continuo. - Ah... Então como a posso tratar?! - Por MM. É esse o nome que consta no meu B.I.

Outra situação:
Fui abrir uma nova conta no banco onde já tinha outras duas. O gerente que conheço perfeitamente diz-me:
- MM que título quer que conste no seu novo cartão?
- O mesmo que nos outros.
Ele verificou e disse:
- Nem tem nenhum.
- Precisamente. E já agora por curiosidade, se eu lhe indicasse o título o MF iria verificar essa informação?!
E ele olhou para mim com um ar afectado. Enfim... Acho que respondeu a tudo. A quantidade de gente que aí andará com títulos em cartões e cheques que na realidade não têm. No comments!

E agora querem vocês saber que título tenho eu?! Desculpem, mas não me parece ser relevante. Sou MM desde que nasci e serei MM até morrer. Com estudos ou sem estudos, com formação ou sem ela o meu nome é imutável e não carece de apêndices.

Tenham um bom dia, senhores doutores, engenheiros, arquitectos e advogados!

3 comentários:

Sweet Villain disse...

Concordo contigo! Vivo diariamente com esse problema, não trabalhasse numa escola de ensino superior. Enfim, já me disseram que pelo sim, pelo não tratar sempre a pessoa por Dr. É mais seguro e não se corre o risco de ferir ninguém.

Pois de facto é muito estúpido! Não vejo razão para alguém se sentir ofendido por não ter o Dr. ou Engº atrás! E acho mais estúpido ainda partirem do principio que conheces sempre o grau dessa pessoa! GRRR

E começo a achar que de facto é uma minoria, porque de vez em quando aparecem-me pessoas com alto grau académico, super educadas e gentis (mais que qlq outra pessoa). Como tudo na vida, há excepções.

Rafeiro Perfumado disse...

Tou contigo, jove, eu abomino que puxa do "título" para se armar em superior. Mas sabes duma coisa? Tenho "Dr" no meu cartão, e por muito que reclame não consigo que o tirem. Ainda por cima não posso mudar de banco... ;)

MM disse...

Rafeiro Perfumado,

LOL! Isso é o cúmulo! Trabalhas no banco e nem assim consegues levar a tua à avante... Não há condições! ;)

Beijocas!