Maldades, Maldades... Adoro Maldades!

Para apreciadores de "maldades" com nível, requinte e inteligência, que sabem saborear humor sátiro... Pautado por visões "dark side" do quotidiano.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Saudade

Diz-se ser a única palavra que existe no mundo para traduzir o sentir-se falta de alguém ou alguma coisa. Todos os outros idiomas arranjaram expressões que significam o mesmo, mas ainda assim a palavra Saudade é única e só nossa.

Só ela traduz e reúne na perfeição sentimentos tão variados como a perda, o pesar, a mágoa, o estarmos privados de alguém ou alguma coisa, a distância, as recordações, as lembranças... Tudo isto existe em Saudade.

E é Saudade que irei sentir nos próximos tempos da minha vida. Será a Saudade que me vai acompanhar em cada pensamento e até mesmo movimento, até me adaptar às perdas e seguir em frente.

Serão as saudades do espaço, das vozes, ruídos de fundo, passos nos corredores, a espera nas casas de banho quando estão ocupadas, da agitação das entradas e saídas, das dezenas de "bons dias" e "boas tardes" ditos diariamente e acima de tudo, Saudade das pessoas... Das conversas em surdina, do carinho, da amizade que conquistei ao longo de quase 6 anos de trabalho.

Como já perceberam e uma vez que já é oficial, posso dizê-lo: vou mudar de emprego.

É uma mudança radical e irá custar-me bastante. Não pelo trabalho, confesso, mas pelos colegas e pela já tão automatizada rotina em que vivi os últimos anos.

E se bem que o ser humano seja dotado de uma incrível, extraordinária mesmo, capacidade de adaptação... É somente natural que ao início as coisas se estranhem. E será esse o caminho (curto, espero) que terei de percorrer, até "entranhar" a minha nova vida.

Quer queiramos, quer não, o trabalho faz parte de uma grande parte das nossas vidas. É onde passamos a maior parte do nosso dia, é com quem convivemos mais do que com a própria família, é onde fazemos amigos e criamos relações... É uma parte importante! E ter assim de repente, tudo isso virado do avesso e ver-me a começar tudo de novo, não deixa de ser assustador.

Enfim... Mas tudo se leva e daqui a uns meses, é como se já não conhecesse outra realidade. É sempre assim!

É claro que as amizades, as pessoas que interessam irão continuar a fazer parte da minha vida, projectadas agora para a minha esfera pessoal... Mas ainda assim não dá para evitar o sentimento da Saudade. E ao contrário do tão famoso ditado "longe da vista, longe do coração", as coisas não se processam bem dessa forma. A Saudade mata!

Quando os sentimentos são verdadeiros, a distância ou a ausência em nada ajudam a Saudade. Ela está lá e ainda que se vá, necessariamente, tornando mais fácil de lidar com, não desaparece. Quanto muito recalca e isso (de experiência própria digo) não é NADA positivo.

Sendo como não sendo, esta mudança era mais que necessária e estou em idade de arriscar e procurar algo melhor para mim. Vou sair com a certeza de que irei crescer profissional e pessoalmente e isso só me irá fazer bem.

Até lá... Vou aproveitar estes últimos momentos e gozar cada pedacinho do meu quase ex-trabalho e dos meus queridíssimos colegas, fazendo com que a despedida não seja propriamente um "Adeus", mas um "Até Sempre"...

Sem comentários: