Maldades, Maldades... Adoro Maldades!

Para apreciadores de "maldades" com nível, requinte e inteligência, que sabem saborear humor sátiro... Pautado por visões "dark side" do quotidiano.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Sobre o Sistema Nacional de Saúde

Bem sei que não é famoso. Bem sei que existem milhares de pessoas sem médico de família (sou uma delas).

Sei também que existem pessoas que esperam uma eternidade por uma consulta. Sei que temos extensas listas de espera e que muitas vezes quando chega a abençoada data da consulta e/ou cirurgia a pessoa até já morreu (fartamo-nos de ouvir casos desses)... Mas e no meu caso em particular, em relação à minha recente diagnosticada depressão, não tenho uma única crítica a fazer.

E sim! Até eu escrevo isto com muito espanto.

Eu, como já uma grande parte dos portugueses, tenho um seguro de saúde particular que me leva rios de dinheiro anualmente, mas ao qual dou o devido usufruto.

Todas as cirurgias que fiz foram através de médicos e hospitais particulares e não tenho rigorosamente NADA de mal a dizer. Bem sei que até nos particulares acontecem coisas bizarras e há casos que correm mal. Felizmente NUNCA tive e espero nunca vir a ter, nada a apontar.

Em relação à situação em que me encontro actualmente, consultei um médico particular que, como não poderia deixar de ser, encaminhou-me para o médico de família. O tal que não tenho.

Eu agarrei em mim e às 7h da matina estava no centro de saúde da minha área de residência a tentar marcar uma consulta com aquilo a que dão o nome de "médico de recurso". Tirei senha, porque o atendimento só começava às 08h e constatei ter quarenta pessoas à minha frente. Pensei: "já foste! Além de não ires conseguir consulta, amanhã tens de vir e mais cedo a tentar novamente".

Enganei-me! Às 08h30 estava despachada com consulta marcada para esse mesmo dia às 18h50. Fiquei tão surpresa que quase saí de lá (se calhar saí mesmo) de boca literalmente aberta.

Agora, pasmem-se porque as surpresas não se ficaram por aí.
Ao final do dia, lá vou eu toda catita e não é que além de ter sido excelentemente bem atendida, fui encaminhada para um dos psicólogos do centro de saúde que me agendou um plano de consultas?!

É verdade! Psicólogo num centro de saúde público. Pago pelo Estado! Se isto não é surpresa para vós, garanto-vos que eu estou completamente abismada.

Concluí que nem tudo é mau. Se calhar tive sorte, se calhar o centro de saúde da minha zona é um dos bem organizados e geridos... Não sei! Sei apenas que sinto que, pela primeira vez, os meus descontos estão a ter o devido reconhecimento.

Sem comentários: