Maldades, Maldades... Adoro Maldades!

Para apreciadores de "maldades" com nível, requinte e inteligência, que sabem saborear humor sátiro... Pautado por visões "dark side" do quotidiano.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

A Depressão

A consulta aconteceu ontem e com ela o diagnóstico esperado: Depressão.

Como mencionei no post anterior, já passei por duas e logo esta não é propriamente uma novidade. O que, talvez, não saibam (até por que não o disse) é que apesar de eu mesma já ter sido "vítima" desse mal e estar uma terceira vez a sê-lo, sempre fui completamente resistente à ideia, conceito e até mesmo à palavra Depressão.

E por assim ser, tenho hoje a perfeita noção e certeza de que não curei as duas anteriores depressões como deveria e que esta veio nessa sequência.

E sempre fui contra por quê?!

Simples! Sempre achei que era um síndrome, sabe-se agora que é uma doença, que apenas afectava os desocupados. E quando digo desocupados, não me refiro a desempregados, ok?!

É algo mais dentro da definição de desocupação mental. Traduzindo: gente sem amor-prório, sem auto-estima, sem actividades lúdicas e/ou de lazer satisfatórias, pessoas sem relações aprazíveis, sem núcleo familiar, sem amigos, etc...

E agora e vendo isto escrito... LOL! Não me identifico nem um bocadinho com o que acabei de escrever.

E por isso mesmo, a depressão a mim NUNCA poderia chegar. Aliás, até hoje, chamava às outras duas que tive de episódios menos bons ou tempos difíceis.

Numa delas, cheguei a consultar um psiquiatra e depois de doze consultas, durante as quais NUNCA tomei nenhum dos medicamentos prescritos, o médico disse-me que raras vezes se deparou com alguém tão racional e que se conseguisse analisar de forma tão directa e imparcial quanto eu o fazia. E que a cura para a minha so-called depressão estava em mim mesma. Mas ora! Eu não achava estar com uma depressão, logo palavras caídas em saco roto.

Agora sim, digo-vos que estou com uma e que reconheço que as outras duas aconteceram e tinham nome: Depressão!

E se calhar e só se calhar, temos (e incluo-me) de começar a olhar para este flagelo da vida moderna de outra maneira.

E atenção, não quero que pensem que apesar de eu achar isto tudo em relação à depressão que nunca soube respeitar e apoiar quem passou e passa por isso. É importante perceber que esta minha dark vision quanto à depressão somente a mim e em mim se revia e aplicava. Tenho familiares e grandes amigos que já passaram e passam por isso e eles sabem o quão presente sempre estive (estou) e o quanto os apoiei (apoio) nessa procura por ajuda. E NUNCA com cinismo.

Mas já diz o ditado: "faz o que eu digo e não o que eu faço".

Ontem depois de uma conversa aberta e bem explicada com o médico, percebi os passos a tomar e o quão importante é a medicação e o respeitar a medicação nesta fase. E pasmem-se, porque eu estou pasma... Já comecei a tomar os medicamentos.

Estipulámos que não quero nada que me faça andar grogue e que muito menos me tire a minha lúcida capacidade de raciocínio, mas sim algo que me ajude em primeira mão a dormir em condições (leia-se, sono repousado e sem perturbações) e depois algo que me ajude a encarar os factores externos (aka, agressões externas) que me estão a fazer mal e procurar resolvê-las com uma perspectiva mais abragente e uma postura mais relaxada e menos castradora.

Entretanto, e não são tudo más notícias, o médico disse-me que o facto de eu estar willing to e de eu manter o meu dark sense of humor  são bons indicadores de recuperação rápida. Ainda assim e salientando uma informação deveras importante para todos os de vós que possam estar a passar pelo mesmo: ainda que a recuperação se manifeste rápida, a medicação é para ser cumprida o tempo estipulado. Senão vêm as recaídas e com elas, medicação mais forte e durante períodos de tempo muito mais alongados.

Outra coisa e não querendo pregar o sermão a ninguém: a depressão é uma doença silenciosa, pessoal e intransmissível e depende única e exclusivamente de nós o sucesso do seu tratamento.

Força e coragem a todos os que estão a passar por isso. Eu estou a fazer um esforço hérculo para encarar esta fase de forma positiva. Mas como até hoje em tudo na minha vida, sei que vou vencer...

... Até porque tenho amigos excepcionais e família que estará cá SEMPRE para mim. Desde já, um sincero agradecimento a TODOS e também a todos vós, os que aqui me lêem e apoiam.

Muito Obrigada!

2 comentários:

Anónimo disse...

Cara Requintes
BRAVO!
É assim mesmo mulher!
Enfrenta-se a "besta" de frente e de uma vez por todas.
Quando se consegue preservar uma réstea de sanidade mental e energia para sabermos que se precisa de ajuda..é sinal que estamos fortemente habilitados para vencer este pesadelo silêncioso!
Boas melhoras.
Ana F.

MM disse...

Cara Ana F.

Mais uma vez, muito obrigada pelo seu apoio e pelas suas palavras de incentivo.

Acredito que agora que tomei consciência do problema, me será mais fácil percorrer este longo caminho e processo de cura.

Sei que não será um percurso fácil e que terei de enfrentar os meus "fantasmas" por forma a ultrapassá-los e seguir em frente. Mas sei também que tenho a força de vontade necessária, amigos, família e leitores como a Ana que me irão ajudar.

Beijinhos Grandes!