Maldades, Maldades... Adoro Maldades!

Para apreciadores de "maldades" com nível, requinte e inteligência, que sabem saborear humor sátiro... Pautado por visões "dark side" do quotidiano.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Conclusão do Psicólogo

Hoje, voltei ao psicólogo. Consulta às 09h15 da manhã. Não se faz a ninguém e muito menos a alguém com uma depressão e que anda a fazer medicação para dormir. Fui para lá com cara de almofada e a fazer um esforço surreal para manter os olhos abertos. Que falta de sensibilidade.

Enfim... Depois de mais cerca de quarenta e cinco minutos de consulta, o médico chegou à conclusão que eu preciso de psicoterapia.

Perguntei-me: "que raio tenho andado aqui a fazer?".

Ele disse-me que me ajudou a "percorrer os 1000m" e que agora preciso de alguém especializado para me auxiliar "na meia maratona" - Palavras dele.

Ora bem, novidade?! Citanto:

- "Infelizmente no serviço de saúde público não dispomos de respostas adequadas a este tipo de situações, por isso terei de a encaminhar para um colega dos serviços particulares. Vou-lhe indicar alguns nomes que conheço e que trabalham bem e até servem na função pública no Hospital Júlio de Matos, mas sinta-se na liberdade de procurar outro colega da sua escolha pessoal ou aconselhado pelo seu médico assistente. Não pense que ganho alguma coisa com esta indicação. Infelizmente não possuo, não o conhecimento, mas a autorização para continuar a acompanhá-la". - Fim de citação.

LOL! Está explicado o por quê de tanta gente não ter a ajuda adequada às suas necessidades.

Obviamente disse-lhe que não dispunha de condições financeiras para, no mínimo, gastar 50€/sessão, sendo que o ideal (segundo ele) seria uma consulta por semana durante longos meses.

Sendo como não sendo, disse-me que achava que eu via as coisas com muita lógica e racionalidade e que provavelmente essa era a parte a ser tratada, ou seja, cunhar as minhas experiências com marca pessoal, emocional e humana e não tratar delas de forma tão objectiva e imparcial, como que estando a analisar-me de fora.

Peco pela minha racionalidade. Acham isso normal?!

Bem... Parece que tenho de contar comigo e com a "psicoterapia" que faço com os meus maravilhosos e incansáveis amigos e familiares. Não está mau! Há quem nem isso tenha.

Gostava de saber onde pensam estes médicos que as pessoas vão arranjar dinheiro para esse tipo de tratamentos?! Só trabalhava para pagar as consultas, não?! E atenção, no mínimo 50€, há quem leve mais. Muito mais.

Tivesse eu esse dinheiro e acreditem que arranjaria onde o empregar de forma bem mais satisfatória. MESMO!

Vou aproveitar o resto do tempo de baixa para descansar o máximo possível e distrair-me com as coisas que gosto de fazer, para poder ingressar no mundo laboral e dito "normal" das restantes pessoas com máxima brevidade possível.

Acredito em mim. Acredito no amor, carinho e apoio que estou a receber de uma série de pessoas. E acredito que, devagarinho e com a medicação (ainda que sem psicoterapia adequada) eu consiga curar-me!

Bom resto de dia!

3 comentários:

Anónimo disse...

Cara Requintes
Permita que lhe diga: estou abismada!
Nem sei o que dizer.A atitude deste "profissional" de saúde deixa-me francamente de boca ao lado!
Então é assim?!
Ajuda-se a pessoa a percorrer os primeiros 100 m (ou seriam 1000?) e... "agora desenrrasca-te"?
No meu caso a coisa aconteceu há uns anos e, de facto nessa altura eu podia pagar a um privado.Aliás recorri logo a um privado, aconselhada por alguns familiares. Sei no entanto que há profissionais (psicólogos) que desenvolvem trabalho pro bono.Sem levar nada.
Sei que tem um e-mail do blog.
Não pretendo ocupar-lhe mais este seu espaço.Portanto se chegar a alguma conclusão sobre o modo de resolver esta atrocidade (desculpe mas não encontro outra palavra) mando-lhe notícias para lá.
Não pode prescindir de um terapeuta Requintes.Não agora, ok?.
Coragem
Ana F.

MM disse...

Cara Ana F.

Tem toda a razão! É mesmo uma atrocidade! Depois de contar a amigos e familiares, ficaram todos tão atónitos quanto eu e a Ana. Gostava de ter tido a oportunidade de gravar o que me foi dito e apresentar a quem de direito... Mas parace que é assim que se faz saúde pública neste país.

Estou a tentar contactos, através de familiares, de uma associação. Não que seja trabalho pro bono, mas espero que pelo menos, seja mais "em conta".

De qualquer das formas, agradeço toda e qualquer ajuda neste assunto. Ficar-lhe-ia muito grata se me enviasse as informações de que tem conhecimento para o meu e-mail: refinementsofcruelty@gmail.com.

E nunca, mas NUNCA estará a "ocupar" o meu espaço. Todas as pessoas que me tratam bem e se preocupam honestamente, são bem vindas... E a Ana é uma delas.

Obrigada por TUDO!

Beijinhos Grandes!

DM disse...

MM, se parares agora o tratamento vai ser muito mais complicado. Por muito que custe, acho que devias continuar e talvez não seja necessário todas as semanas, mas só de 15 em 15 dias. Lembra-te que o o bem estar depende acima de tudo da nossa saúde física e mental.

Beijinho