Maldades, Maldades... Adoro Maldades!

Para apreciadores de "maldades" com nível, requinte e inteligência, que sabem saborear humor sátiro... Pautado por visões "dark side" do quotidiano.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Há Pessoas Que Não Se Mancam (Neste Caso: Enxergam)

Desde o falecimento da minha avó que janto, praticamente todos os dias, na casa dos meus outros avós e agora já os únicos que me restam.

Morarem duas ruas abaixo da minha rua, ajuda. E depois, comecei a ver que se calhar não estão cá para mim tanto tempo quanto eu sempre pensei e perante a insistência deles, também não consigo recusar.

Acontece que no prédio onde moram os meus avós, grande parte dos apartamentos estão alugados a pessoas de nacionalidade brasileira.

Nada contra, mas odeio a maneira deles falarem. Deixa-me louca! E desde que fomos obrigados a implementar o novo acordo ortográfico, onde passaremos (passarão. Eu não!) a escrever mais brasileirês que português, a minha aversão chegou ao seu expoente máximo.

São pessoas carinhosas para com os meus avós e bons vizinhos, mas eu passo-me por algumas razões:

- Tratam os meus avós por avô e avó. E pah! Não quero! Não gosto! Os avós são meus. Vão lá tratar por avós quem fez as orelhas dos paizinhos deles. (Tipo miúda birrenta mesmo e a bater com o pé no chão);

- Eu até gostava de dizer que empregam um mínimo de decência no seu português, mas estaria a mentir.

A minha avó, que teve em Janeiro um AVC, ficou algo limitada nos seus movimentos. Ao comentar com uma das vizinhas que precisava de lavar as carpetes lá de casa, uma das vizinhas (brasileira) na sua boa vontade ofereceu-se logo para lavar ela. E disse (passo a citar. Por favor leiam com sotaque): "não faz nada não, avó. Nós trata disso!".

AHHHHHHHHHHHHH!

Primeiro, chamou-a de avó e depois e para concluir a minha vontade de a estrangular, "nós trata disso"... Mas que merda de tempo verbal e pronome pessoal estava aquela criatura a empregar?

SOCORRO!

- O vizinho da frente dos meus avós, também é (advinhe-se) brasileiro. Algures pela altura do enterro da minha outra avó viu-me e parece que ficou embeiçado. Não, não encaro isto como um elogio, porque gosto de brasileiro mete MEDO!

Ontem e sabendo pela minha avó que eu lá ia jantar, começou a partir das 18h da tarde a bater-lhes à porta para se apresentar à minha pessoa.

Acham isto normal?!

A minha avó tentou dissuádi-lo, dizendo que tirasse a ideia da minha pessoa, porque eu não ia por aí. Mas o jovem, não entendeu. Nunca entendem. É ridículo!

Então não é que a criatura foi lá bater à porta em calções (corrijo, shorties - deve ser assim que dizem) e em tronco nú?!

Como se eu por o ver assim, fosse cair de quatro aos pés dele. Haja paciência. A minha avó foi à porta e eu recusei-me a ser apresentada. Era mais o que faltava.

Ele ficou à porta até eu me ir embora, tendo de me cruzar obrigatoriamente com ele na escada. Nem levantei os olhos para ele. Tinha vontade de lhe dizer poucas e boas, mas e só (só MESMO) por respeito aos meus avós, não arranjei confusão nas escadas.

Mas será que ele não se enxerga?! Nossa! (Com sotaque, mais uma vez, se fazem o favor). ;)

2 comentários:

Unknown disse...

Sou portuguesa e se ainda tivesse avós, adorava que eles tivessem assim uns vizinhos, fosse qual fosse a nacionalidade deles, pois estaria descansada, sabendo que em caso de qualquer emergência eles teriam ajuda logo ali perto. Isso chama-se xenofobia, e quem não se enxerga mesmo ÉS TU.

MM disse...

Olá Maria Alcídia!

Acho mesmo muita piada quando alguém que não me conhece de lado nenhum, tem a arrogância de achar que pode colocar palavras na minha boca e/ou pensamentos na minha cabeça.

Houve alguma parte do post em que eu tenha escrito que os vizinhos dos meus avós eram maus vizinhos?! Houve algum comentário meu a dizer que preferia que os vizinhos dos meus avós os ignorassem?!

Don't think so...

Logo, não assumas coisas que eu nem sequer insinuei.

Além do mais, também eu vivo ao pé deles e em caso de emergência, por muito agradecida que fique a quem quer que lhes preste auxílio, INDEPENDENTEMENTE DA SUA NACIONALIDADE, também eu estou cá para isso.

E só para que saibas, fiz questão de publicar o teu comentário, para veres que aceito críticas, ainda que não me afecte minimamente receber uma ofensa verbal por parte de quem não sabe nada de mim, nem da minha vida.

E só mais uma coisinha: a minha madrasta é brasileira. Trata muitíssimo bem o meu pai e os filhos dela são recebidos pelos meus avós como sendo netos e eu não vejo mal nenhum nisso, porque são da família.

Lá se foi a tua teoria de eu ser xenófoba... Que, by the way, quer dizer "preconceito, ódio, por estrangeiros" e não por uma nacionalidade em particular.

Mas deixa lá, acontece! Não podemos estar sempre certos!