Maldades, Maldades... Adoro Maldades!

Para apreciadores de "maldades" com nível, requinte e inteligência, que sabem saborear humor sátiro... Pautado por visões "dark side" do quotidiano.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

À Pala da Minha Compulsão Pela Leitura

Estava eu aqui muito bem, no escritório, sentadinha à minha secretária quando chega um fornecedor para ter reunião com o meu patrão. Enquanto aguarda que o patrão chegue, começa a meter conversa comigo.

Ele: Faz praia? (Também não sei onde foi buscar esta questão, já que está um frio de rachar pedra, mas enfim...)

Eu: Acha mesmo? Com esta cor de pele translúcida... Se lhe disser que não faço praia há uns bons 10 anos, se calhar não acredita.

Ele: Eu gosto de fazer praia, mas não é para ir a banhos. Gosto de levar uma cadeira de praia e chapéu de sol e pôr-me a ler livros.

Eu: Também gosto muito de ler, aliás sofro de uma espécie de compulsão e se calhar, tem razão. Devia começar a ler na praia e apanhar um "solinho".

Ele: Então o que lê? Quais são os seus autores favoritos?

Eu: Acabou de me fazer uma pergunta que eu simplesmente detesto e digo-lhe porquê. Não leio os mesmos livros que a maioria das pessoas lê, porque eu leio por que gosto e não por que tenho de ler as mesmas coisas que os outros só por que fica bem. 

Mais! Não gosto de ler biografias ou livros pseudo-intelectuais. Para coisas sérias e reais, chega-me a minha vida. Gosto de livros de fantasia, de coisas surreais e alguns romances. Leio tanto Stephen King, L. K. Smith, J. R. Ward, Stephenie Meyer, J. K. Rowling, Anne Bishop, como Sveva Casati Modignani, Nicolas Sparks, Harumi Murakami, Paulo Coelho ou Dan Brown. Não tenho um autor preferido, porque não gosto de me cingir a rótulos. Gosto de tudo. Leio o que me interessa e sobre os temas que gosto. Quem escreve é, para mim, irrelevante.

O homem ficou completamente mudo a olhar para mim, sem saber se havia ou não de me chamar estúpida, com um ar de quem achava que eu era completamente infantil e ridícula.

Foi literalmente salvo pela chegada do patrão.

Odeio quando as pessoas se querem fazer de superiores e intelectuais e fazem perguntas só para mencionarem o quão melhores são que os outros. Talvez o façam para massajarem o seu próprio ego, mostrando que têm mais conhecimentos. E acredito que o homem nunca pensou levar uma resposta destas. E compreendo também, que seja uma coisa só minha e que nem sequer compreendam o que digo, mas eu detesto.

E sim, talvez tenha sido um pouco agressiva e até a roçar a linha da falta de educação, mas admito que há pequenas questões que simplesmente me tiram do sério. Perguntarem-me as minhas preferências sobre livros, música, cinema, gastronomia, etc. é uma delas. 

Mas por que é que eu tenho de preferir isto em detrimento de tudo o resto e não tão somente gostar de tudo, cada coisa à sua maneira?!

Sem comentários: