Maldades, Maldades... Adoro Maldades!

Para apreciadores de "maldades" com nível, requinte e inteligência, que sabem saborear humor sátiro... Pautado por visões "dark side" do quotidiano.

sexta-feira, 26 de março de 2010

Internet No Trabalho

A minha entidade patronal, como muitas outras (creio), restringiu de há uns anos para cá o livre acesso à Internet. Acessos a qualquer tipo de suporte de chat (msn, ebuddy ou até mesmo o chat da nossa conta pessoal Gmail) foram restritos, assim como o acesso ao Youtube, Hi5, FaceBook, Myspace, etc.
O argumento é o de que estamos no local de trabalho e que isso não é compatível com redes sociais e questões pessoais que nos roubam tempo de trabalho útil e que geram, consequentemente, uma diminuição da produtividade.

(Não nos restringiram ainda o acesso às contas de e-mail, nem ao homebanking, mas digo isto em tom de sussuro. Não lhes queremos dar ideias! Shiuuuu...)

Bem, acontece que esta questão divide-me. Sou confrontada com ambas as metades da MM. A metade racional que consegue perfeitamente perceber essa tomada de posição perante os empregados and the other half, que se sente verdadeiramente ultrajada.
Ok! Eu até compreendo que algumas pessoas não têm o bom senso de racionar o tempo que passam na Internet com coisas que não são do foro profissional, deixando assim de fazer o trabalho delas, para o qual são efectivamente pagas. Mas outros há que, tendo a perfeita noção conseguem um equilíbrio harmonioso e ouso dizer, assaz criterioso.

A utilização consciente da Internet no local de trabalho aumenta, a meu ver, o nível de satisfação do trabalhador. O trabalhador sente que existe confiança na forma como gere o seu tempo e pode mesmo "agarrar" nesse voto de confiança e ter a iniciativa de fazer mais e melhor.
Em contrapartida, as restrições ao seu livre uso, podem ser encaradas como uma forma de manietação. E como todos bem sabemos, "o fruto proíbido, é o mais apetecido".

(Falo por mim... Quando deixei de conseguir aceder ao msn, passei a fazê-lo no tlm. Eles levaram a deles avante, mas eu também!) ;)

Nunca deixei de fazer o meu trabalho com o profissionalismo que sempre me caracterizou, porque ouço música, teclo ou leio, enquanto trabalho. Tenho a feliz capacidade de conseguir desempenhar diversas tarefas em simultâneo e sem acidentes de percurso.
Compreendo que nem todos tenhamos a mesma aptidão e que por isso "paga o justo pelo pecador".

A realidade é que sempre será este o sistema que teremos enquanto as pessoas não perceberem que grande parte das coisas que tanto se queixam sobre o local de trabalho, se devem precisamente a antecedentes muito pouco abonatórios das suas próprias pessoas.

3 comentários:

Loura disse...

Pois é...
Compreendo a tua angústia...
Mas, acredita é melhor teres o que tens (convívio entre colegas), do que eu que tenho isso tudo mas estou tão só...
Buáaaaa!!

MM disse...

'Tadinha... Eu dou miminho!
Beijocas do tamanho do MUNDO!
Bom fim-de-semana!

Anónimo disse...

pois mas essa treta do bloqueio é só para quem não o consegue desbloquear,há quem o faça, os tótós como eu ficam agarrados lol

beijo bom fds

DM