Maldades, Maldades... Adoro Maldades!

Para apreciadores de "maldades" com nível, requinte e inteligência, que sabem saborear humor sátiro... Pautado por visões "dark side" do quotidiano.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Mais do Mesmo? Talvez!

Não imaginam a quantidade de vezes que, ao longo desta semana, abri o blogger para escrever um post. Depois de achar que seria mais do mesmo, optei por fechar o blogger e limitar-me a ler as novas publicações dos blogs que sigo.

Mas ontem à noite, dei por mim a pensar: "o meu blog é uma espécie de diário onde vou chutando tudo o que me apetece, na esperança de aliviar um bocadito o turbilhão de sentimentos, emoções e pensamentos que se vão passando cá dentro da minha cabeça... Então temos pena!".

Pois é, caros leitores! Não me interessa se vou escrever mais do mesmo, se vocês sequer se irão dar ao trabalho de ler. O blog é meu e eu escrevo sobre o que me apetece. E digo mais, os de vós que pensarem em fazer comentários mordazes sobre eu ter a mania que sou uma coitadinha ou estar a vitimizar-me, escusam de se dar ao trabalho. 

Não sou uma coitadinha e não me vitimizo. Falo/escrevo sobre a minha realidade, a minha vida. E que eu saiba, não são vocês a vivê-la. Por isso não vale a pena mandarem-me "arregaçar as mangas" e fazer o que quer que seja, pois é só (e somente mesmo) devido à minha grande força e luta que tenho o que tenho na vida e que estou onde estou. 

Por isso, poupem-me os moralismos que assentam simplesmente numa realidade que vocês não conhecem (escusado será, também, dizer que mesmo que comentem, não irei publicar esses comentários e nem perder o meu sono com o que ler neles, ok?). Dito isto...

Ontem, enquanto estava nas limpezas da casa, dei-me conta de que me estavam a faltar alguns bens necessários e indispensáveis. Detergentes para o chão e louças, recargas de esfregona, panos multiusos, detergentes para as máquinas, etc. Pensei: "bem, vou acabar isto, tomar banho, jantar e depois vou ao Continente Online fazer estas comprinhas".

Meus amigos, que a vida está cara e custa caro, já eu sabia. Mas como ultimamente ando a fazer as compras aos bochechos lá para casa (ou seja à medida que preciso das coisas), não me tinha apercebido desta dimensão absurda.

Ontem, ao adicionar ao carrinho de compras os tais detergentes e acessórios de limpeza, aproveitei para comprar produtos de higiene (shampoo, pasta dentífrica, produtos de higiene íntima), papel higiénico, rolo de papel de cozinha, águas, leite, açúcar,  cereais e coisas BÁSICAS que TODA a gente usa e precisa.

Quanto olhei para o valor total do carrinho, até fiquei doente. Cerca de 100€. Achei aquilo um absurdo e revi a lista toda, até porque optei por marcas brancas sempre que pude, com um ou outra excepção já que há um ou outro produto que prefiro que seja de uma marca específica da minha preferência.

Não tinha nada a tirar. Estava tudo certinho, com as quantidades certas (média de um produto de cada) e o meu comentário out loud foi: não tenho dinheiro que chegue para comprar isto.

Reservo cerca de 50€ para este tipo de compras mensais, já que como nos meus avós e não tenho a necessidade de comprar muita coisa. Pagar quase 100€ está completamente fora do orçamento.

Tive de, infelizmente já não pela primeira vez, tirar produtos da lista na esperança de me aguentar até ao final do mês sem precisar deles.

E para os que possam estar a pensar "dizes que não tens dinheiro e fazes compras online a pagar custos de envio etc", digo-vos que pago 6€ para me irem levar as compras a casa e que iria gastar bem mais em gasolina, paciência, stress e cansaço físico.

E pronto, é esta a minha realidade. Precisava de ganhar, no mínimo, mais 300€/mês. Isto para me sustentar a nível de alimentação e deixar de ser um fardo para os meus avós. É claro que continuaria a levar esta vida de sacrifício e de casa-trabalho e vice-versa... Mas se pensarmos bem, além de que seria bastante mais positivo do que é agora, isso ao menos quer dizer (ainda actualmente) que eu tenho uma casa e um trabalho.

A única coisa que me dá um alento depois disto tudo é que a minha LL (a minha irmã de 10 anos, para quem não me acompanha e não sabe quem é) vem passar o fim-de-semana comigo.

Mas confesso-vos. Dá-me alento, mas ao mesmo tempo dá-me tristeza. Ela pediu-me coisas básicas para o nosso programa de fim-de-semana, como ir ao Mac e ao cinema e eu estou a tentar perceber como fazê-lo. E sim, a questão é sempre a mesma: falta de dinheiro

É triste, mas é a isto que está resumida a minha vida. Haja saúde para trabalhar é o que peço dia a dia (a quem ou ao quê, não me perguntem).

Vou tentar convencer a minha LL a ir ao Aquário Vasco da Gama no domingo de manhã que as entradas são grátis, a ver se a desengano de parte do resto (sim, porque do Mac ou do cinema não me escapo. Vamos ver qual dos dois ela escolhe), aliciando-a com um programa diferente e didáctico.

Boa 5ªf para todos!

3 comentários:

Ana disse...

MM, tu aqui tens o direito de escrever o que bem entenderes sobre ti e nem tens de dar satisfações a ninguém. Quem não gosta, não come.

Quanto ao texto, as coisas não estão fáceis e, sinceramente, nesse aspecto, não vejo grandes hipóteses de melhorias a curto prazo. O país está como está e por muito que as pessoas queiram arregaçar as mangas (como tanta gente gosta de gritar do alto da sua sabedoria), nem tudo depende de nós ou do nosso esforço. Eu não gosto do meu trabalho, odeio a empresa onde estou e as condições que ela (não) oferece, mas hoje em dia tenho de me aguentar e nem me passa pela cabeça armar-me em heroína e arriscar outra coisa. As contas ao fim do mês têm de ser pagas e existem muitas outras coisas que vão ficando pelo caminho, mas é como tu dizes: haja saúde e trabalho.

Anónimo disse...

que tudo te corra pelo melhor...

-____-


o que não nos parte... fortalece-nos

beijo

Anónimo disse...

O blog é teu e tu escreves o que bem quiseres! Às vezes também perco a vontade de escrever no meu por achar que as pessoas se aborrecem, mas depois lembro-me que aquilo é para eu escrever o que quiser. Quem não gosta paciência, e é assim que tens que pensar.

Em relação ao resto... Como bem te entendo. E o pior é que não há perspectivas de melhorias... Temo que piore até. É ir tentando empurrar da melhor forma, quem sabe "amanhã" a vida não dá uma volta e as coisas mudam.

Beijinhos